A Oratória na medicina

Possuir uma boa oratória é um requisito para todos os profissionais, independente o campo de atuação. No entanto, a oratória para os médicos influencia diretamente o desempenho profissional.

Sabemos que são raras as instituições de medicina (e de outros cursos) que oferecem disciplinas no campo da comunicação, fato preocupante, pois a comunicação assertiva e o bom atendimento pode influenciar no processo de recuperação do paciente. Mas os motivos pelos quais a oratória na medicina por diversas vezes é mais importante que em outras profissões eu vou listar a seguir, e se você é médico, leia com atenção.

1. Tanto para comunicar uma notícia ruim quanto a para tranquilizar os pacientes e familiares, você deve saber escolher suas palavras.

O principal motivo de reclamações em relação aos médicos é a forma como são tratados. A oratória no contexto do diálogo entre médicos e pacientes vai muito além de uma apresentação em público.

Os jargões devem ser extintos quando se trata de pessoas leigas. O paciente que tenta interpretar expressões do médico, pode não compreender a importância de fazer o tratamento.

2. Cumprimentar seu paciente com educação e simpatia cria o rapport necessário para fazer com que ele confie e se abra com você, contando os sintomas de forma mais honesta.

3. Dar notícias ruins de forma mecânica é bastante traumático para quem ouve. Ainda que faça parte da sua rotina, o cuidado com as palavras e o tom de voz farão toda a diferença nos momentos delicados.

São inúmeros os motivos para os médicos desenvolverem uma comunicação assertiva. Aqui no Instituto são atendidos profissionais de diversas diversas áreas, e as demandas pelos profissionais de saúde aumentou cerca de 30% com relação a este mesmo período do ano passado. O curso de mentoria em oratória para médicos é o segundo mais procurado na nossa instituição, perdendo apenas para o curso de oratória jurídica.

Se você precisa ser mais coeso, objetivo, assertivo e empático com seu paciente, venha fazer uma mentoria de comunicação e oratória com a gente!

Acesse nosso site https://institutodenizetarabaika.com.br/ ou nos envie um whatsapp (41 99749-1978) e comece agora mesmo.