Centros do eneagrama

Centros do eneagrama

O eneagrama, como sabemos, é utilizado como mapa que descreve nove emoções humanas. Cada uma relacionada a um Padrão de Comportamento, possibilitando que cada um torne-se autoconsciente das emoções que o influenciam diretamente, bem como, identifica o estilo de atuação, os elementos motivadores e desmotivadores para indivíduos e equipes profissionais.

Trabalhamos com a ideia de que nós possuímos três centros de inteligências principais, cada um com autonomia para tomar decisões e energia suficiente para levar a ações distintas. Você já se pegou sentindo que as vezes age somente com o coração? Conhece pessoas que são pura razão? Outras que saem atropelando tudo e estão sempre agindo de forma instintiva? Pois bem, o Eneagrama é dividido em 03 centros:

O primeiro centro do eneagrama é o centro mental. São tipos que utilizam inteligência racional, responsável pela criatividade e pensamentos. Aqui as decisões são tomadas de forma analítica. Os tipos abrangem esse centro, são:  5,6 e 7.

O segundo centro, é o emocional, ou, como muitos chamam, cardíaco. É responsável  pela conexão com outras pessoas, de sentir e nos deixar sentir por elas. Se preocupam com a imagem de sí mesmos, bem como com a possibilidade dos outros não gostarem dele. As decisões aqui são tomadas pelas emoções. Os tipos 2, 3 e 4 são responsáveis por este centro.

O último centro do eneagrama é o instintivo, ou, corporal. Aqui, os tipos responsáveis por este centro expressam sentimentos fortes e intensos como a raiva, inteligência de sobrevivência física, bem como a energia sexual. As especies mais básicas estão conectadas pela energia instintiva, e por isso, as conectam com a Terra. As decisoes aqui são tomadas pelas sensações físicas.Os tipos responsáveis por este centro, são: 8, 9 e 1.

Vale lembrar que as explicações supracitadas são de uma forma sucinta. Então, se identificou com algum dos centro do eneagrama citados acima? Venha para o Instituto Denize Tarabaika, aqui você aprende, não somente o assunto, mas como lidar com as situações e emoções.