Chantagem emocional: Entenda e elimine os manipuladores da sua vida

Chantagem emocional

Muitas pessoas buscam por aceitação, pois na infância desejaram a aprovação dos pais e como não tiveram projetaram nos outros essa necessidade, tornando-se adultos inseguros e sentindo-se incapazes.

Devido a este sentimento de incapacidade, essas pessoas manipulam os outros (geralmente de seu convívio familiar), com o intuito de obter algum benefício.

A esse processo de manipulação damos o nome de chantagem emocional, que na maioria das vezes é tão sutil que a vitima sequer percebe que estar sendo chantageada. A chantagem emocional nada mais é, portanto, do que pura manipulação mental.

Características da chantagem emocional

A chantagem emocional geralmente acontece no meio familiar, pois nosso modelo social é baseado em famílias unidas e que se ajudam. Diante desse contexto, “os inseguros e incapazes” acreditam que seus familiares têm obrigação de ajudá-los, para sempre, e quando não conseguem o que querem ou sentem-se ameaçados, começam o processo de manipulação.

Os manipuladores mentais possuem, basicamente, dois tipos de comportamentos: a vitimização – a fim de sensibilizar ou outros, e a intimidação – mostrar poder para conquistar respeito e ter seus desejos atendidos. Suas vitimas são na grande maioria das vezes, pessoas “boazinhas” e que não sabem dizer não.

foto de chantagista emocional

Chantagem Emocional

Como saber se você esta sendo vitima de manipulador mental?

– A pessoa se coloca como vítima e azarada, usando a dor e a angústia para te comover.

– A pessoa promete recompensas caso você faça o que ela quer.

– A pessoa não cansa de relembrar os favores que te fez, de modo a lhe manter com sentimento de dívida.

– A pessoa te acusa de egoísta caso você recuse o seu pedido.

– A pessoa se isola para chamar a atenção, até conseguir o que quer para fazer com que você se sinta culpado por ter dito não a ele.

– A pessoa usa poder (status, dinheiro, hierarquia) como forma de respeito, e você se vê obrigado a fazer o que ela quer.

– A pessoa se recusa a aceitar ajuda em primeiro momento, mas sempre acaba aceitando.

– Você se sente dependente do manipulador, pois ela faz com que você acredite que ela é sua tábua de salvação.

– A pessoa mente e finge com naturalidade e, mesmo que todos saibam que é mentira, ela insiste.

Como lidar com chantagem emocional?

Primeiro passo: identifique que está sento manipulado, e este talvez seja o mais difícil, uma vez que o manipulador é uma pessoa próxima a você.

Segundo passo: identifique o tipo de chantagem que está sofrendo: ameaça vitimização, etc.

Terceiro passo: perceba qual a real necessidade do manipulador: ser aceito, se sentir protegido, seguro, realizar algo.

Depois de identificadas as etapas, você deverá traçar um plano de ação para suprir a carência do manipulador. Por exemplo: se a chantagem estiver acontecendo com o objetivo de conseguir dinheiro, sugira alternativas para que a pessoa conquiste a sua independência por conta própria.

Para que você tenha sucesso e consiga vencer o manipulador, não ceda de forma alguma, e mantenha sua decisão firme. Aprenda a dizer não quando necessário sem se sentir uma pessoa rude.

Toda relação é baseada em trocas e necessidades. Ter consciência do que existe por trás de cada relação é o primeiro passo para construir relações livres e saudáveis.

Desenvolva a sua Inteligência Emocional e aprenda a lidar com as emoções que fazem parte de todos os seres humanos.

Conheça o Life Coaching e trabalhe as suas emoções para se libertar de tudo o que lhe aprisiona.