Como Identificar Pessoas Manipuladoras

Como Identificar Pessoas Manipuladoras

Características comuns das pessoas manipuladoras geralmente são usar de fatos e argumentos para convencer e explorar suas vítimas com o intuito de satisfazer as suas próprias vontades.

Seu discurso é bastante eloquente. Elas possuem facilidade em expor seu ponto de vista, e têm um bom controle das emoções.

É comum as vítimas confundirem sentimentos de obrigação, hábito ou amor, e não perceberem a realidade escondida por trás das motivações do manipulador e permanecerem por anos sob a influência dessas pessoas.

No cenário das manipulações psicológicas existem dois perfis de pessoas: As extremamente manipuladoras e as extremamente manipuláveis, o que caracteriza um problema sério, já que uma sempre fará a vontade da outra.

As pessoas manipuláveis tendem a ser inseguras, tímidas, e instáveis emocionalmente, “prato cheio” para que manipuladores se aproveitem dessas situações. Quando consegue o que deseja, repete a violação até que você coloque um fim à exploração.

Conheça os seus direitos humanos básicos:

  • Ser tratada (o) com respeito.
  • Expressar seus sentimentos, desejos e opiniões.
  • Ter suas prioridades.
  • Dizer “não” sem se sentir culpada (o).
  • Ter opiniões diferentes dos outros.
  • Se proteger e denunciar ameaças físicas e psicológicas.
  • Viver a sua vida feliz e saudável.

Os seus direitos humanos básicos infelizmente não são respeitados pelos manipuladores psicológicos, mas você tem o poder de declarar que está no comando. Saiba como:

1 – Evite a personalização e a culpa

Lembre-se que a especialidade das pessoas manipuladoras é explorar seus pontos fracos. É compreensível que você se culpe por não satisfazer os seus desejos. Nesses momentos lembre-se de que está sendo manipulada (o) para se sentir culpada (o). Analise seu relacionamento e questione-se:

Estou sendo tratada (o) com respeito?

As expectativas que ele (a) coloca sobre mim são razoáveis?

Eu me sinto bem comigo mesma (o) nesta relação?

pessoa manipulando outra

Pessoas manipuladoras

2 – Use o tempo a seu favor

Manipuladores exigem respostas imediatas (como vendedores querendo fechar negócios) para aumentar a pressão e o controle sobre você na situação.

O melhor a fazer neste caso é se afastar. Considere dizer um “Vou pensar” ou “Preciso avaliar”.

Aproveite esse tempo para analisar os prós e os contras e tomar uma decisão, o que leva ao próximo tópico:

3 – Diga não, mas diplomaticamente

Para conseguir dizer “não” com firmeza, mas sem criar conflitos, é preciso praticar a arte das habilidades sociais, como: autoafirmação de direitos e assertividade e comunicação.

4 – Exponha as consequências

Não hesite em falar das consequências quando um manipulador (a) psicológico não aceitar um “não” como resposta. A “consequência” dará uma pausa nas atitudes dele, o fazendo repensar.

Venha conhecer sobre o Coaching e Aconselhamento Pessoal e Profissional no Instituto Denize Tarabaika

http://www.institutodenizetarabaika.com.br

Fone: (41) 9749 1978 

denizecoach@gmail.com