Como se constrói a autoestima?

Como se constrói a autoestima? Como aumentar a minha autoestima?

Autoestima é o resultado da visão que a pessoa tem de si mesma: sua aparência física, suas habilidades, realizações profissionais e pessoais, relacionamentos afetivos.  A nossa autoestima aumenta respeitamos nossos próprios valores e opiniões.

Autoconfiança são os recursos disponíveis necessários para encarar uma situação.

Autoafirmação é a capacidade de assumir o seu lugar com firmeza e benevolência em meio aos outros, de se comunicar com clareza, aceitar e recusar.

Qual é o seu nível de autoestima?

A autoestima se constrói inicialmente na infância, primeiro com os pais, depois com a família, amigos, professores, colegas de trabalho… Todos influenciam a percepção que a pessoa tem de si mesma. Quando se chega à idade adulta, o ambiente em que a pessoa está inserida desempenha um papel importante na construção da autoestima.

Quem participou da construção da sua autoestima?

Exercício prático:

Relembre as pessoas que transmitiram mensagens positivas a você.  Desenhe um boneco para te representar, e faça raios em volta dele com as frases que você ouvia. Por ex.: Tio Paulo dizia: “Você tem tudo pra vencer na vida!”.

Depois de fazer isso, relembre as pessoas que te disseram mensagens negativas.  Desenhe outro boneco para te representar, e faça raios em volta dele com as frases que você ouvia. Por ex.: “Minha primeira professora sempre me dizia: Você é meio tonto né?”

Por último, risque com caneta vermelha as mensagens negativas e em seguida escreva mensagens positivas para substituir cada mensagem negativa. Por ex.: “Você é uma criança muito esperta!”. “Adoro lhe ensinar matemática!”.

Gostou desse post? Comente aí, nos dê um feedback. Estamos sempre procurando melhorar. Clique neste link e saiba mais sobre o coaching pessoal e emocional.

Veja também o coaching com eneagrama e explore as suas vivências na infância.