Como superar a timidez

Como superar a timidez e ser feliz

Você se lembra quando era criança na escola e precisava apresentar um trabalho para toda a classe? Os anos foram se passando e você continuava com a sensação de ser observado por todos, provavelmente com a boca seca e o coração acelerado, não vendo a hora de livra-se daquela situação por não conseguir superar a timidez?

pessoa tímidaTodas as pessoas sejam elas extrovertidas ou introvertidas já experimentaram essa terrível sensação alguma vez na vida, porém para muitos, superar a timidez é algo quase que impossível.

Pessoas tímidas sofrem não apenas por sentirem vergonha de se expressar e se comportar perante o público, elas são prejudicadas em praticamente tudo o que envolve relacionamento, e relacionamento envolve a carreira.

Os tímidos têm pouquíssimas chances de se destacar no mercado de trabalho, pois o déficit de comunicação transmite falta de espírito de liderança. Infelizmente, a timidez é fator limitante para o sucesso.

Superando a timidez

Para superar a timidez o primeiro passo é compreender as causas, e adotar novos comportamentos para substituir a falta de confiança. Apresento-lhe algumas formas eficazes de superar a timidez:

  • Compreender a sua timidez: como sua timidez se manifesta, em que situações e com que freqüência? Conhecer os estímulos que desencadeiam sua insegurança é o mesmo que identificar o diagnóstico e a partir dele qual o melhor tratamento.
  • Desenvolva seu autoconhecimento: Perceba que você não está necessariamente sendo observado pelos outros. As maiorias das pessoas estão ocupadas e preocupadas com seus próprios interesses. Identifique quais pensamentos e crenças estão funcionando como combustível para essa sensação de constrangimento social.

mulher tímida

  • Conheça os seus pontos fortes: Todos nós possuímos diferentes formas de nos expressarmos. Para superar a timidez é importante reconhecer as nossas qualidades.
  • Cuide de si mesmo: Aprecie a sua forma de ser e de se relacionar consigo mesmo e com os outros. Cuide de si, faça coisas que você gosta.
  • Alivie a ansiedade: para superar a timidez é preciso livrar-se da ansiedade. Mas como? Uma técnica simples é fazer meditação, concentrando-se apenas na sua respiração. Inspire e expire lenta e profundamente. Perceba como isso o deixa mais relaxado. Sinta essa sensação e acalme-se.
  • Outra alternativa para superar a timidez e procurar a ajuda de um profissional que lhe ajude a desenvolver e potencializar a sua autoestima e autoconfiança por meio de aconselhamentos terapêuticos ou coaching.

Saiba mais a respeito do tratamento da timidez oferecido pelo Instituto Denize Tarabaika, Clique aqui e agende já o seu atendimento! Seu sucesso é uma escolha!