Como desmotivar pessoas e destruir equipes

A desmotivação e o fracasso de uma equipe

Sempre que converso com alguém sobre liderança e gestão de equipes, vem a pergunta: “Como faço para motivar a minha equipe?“   Grande parte dos gestores falha na administração e na motivação de suas equipes devido a práticas de gestão arraigadas à ambientes corporativos “doentes”.

Organizações que não se aproximam dos seus colaboradores recorrendo  a pesquisas de clima,  não conseguem mensurar indicadores como, por exemplo: liderança, desenvolvimento profissional, espírito de equipe, entre outros.

Para motivar uma equipe é necessário vários fatores, e vale ressaltar que não é uma tarefa tão fácil convencer alguém a se motivar. Colaboradores desmotivados não tem ânimo para nada, agora imagine isso acontecendo com 50% de uma equipe inteira.

Parece brincadeira, mas a desmotivação e o fracasso de uma equipe acontecem em muitas empresas.

Veja alguns fatores que ocorrem nas empresas, falhas cometidas pelos gestores, que colaboram para a desmotivação e o fracasso de uma equipe:

1-  Ameaças: Um erro gravíssimo que muitos gestores cometem é ameaçar o colaborador a executar uma tarefa caso contrario o demitirá. Caso seu colaborador esteja desmotivado pode ter certeza que você o desmotivará ainda mais.

2 – Falta de verdade e transparência: Faltar de com a verdade com a sua equipe, além de gerar a falta de confiança implica na credibilidade do trabalho. Todas as informações devem ser repassadas aos colaboradores de maneira verdadeira e concisa.

3 – Tratamento diferenciado: As pessoas gostam e prezam o mesmo tipo de tratamento, independente de cargo, sexo, cor ou religião.

equipe sendo liderada

4 – Jogar as ideias de sua equipe no lixo: Os problemas das empresas incomodam os funcionários, gerando uma vontade de melhoria. Cuidado para não engavetar a criatividade de sua equipe!

5 – Treinamentos operacionais: Quando uma empresa treina o seu pessoal, os mesmos sentem-se importantes e tem uma visão de que a organização preocupa-se com o crescimento profissional da equipe. Você está atento na capacitação de sua equipe?

6 – Diferença salarial entre colaboradores do mesmo cargo: Sua empresa possui alguma política de cargos e salários?

7 – Mantendo péssimos profissionais na equipe: uma laranja podre contamina um cesto interiro. Sua equipe está alinhada aos valores da empresa?

8 – Assédio Moral: um bom ambiente de trabalho estimula as pessoas a trabalhar de forma eficiente. De que forma você FALA com a sua equipe?

Gostou desse conteúdo? Compartilhe! Outras pessoas podem estar precisando dessa informação.