Qual é a diferença entre ética e etiqueta?

Qual é a diferença entre ética e etiqueta?

Embora esse dois termos sejam semelhantes e fáceis de confundir, existe um grande diferença entre ética e etiqueta. Ética são as normas de comportamento consideradas corretas na sociedade ao qual um indivíduo pertence. Existe ética nacional, ética social, ética empresarial, ética profissional.

Em determinadas situações a moral de uma pessoa pode entrar em conflito com a ética, normalmente na prática no trabalho. Por exemplo, um advogado de defesa criminal pode achar assassinato imoral, mas a ética de sua demanda de trabalho exige que ele defenda um assassino nos tribunais.

homem incomodando no cinema

Etiqueta são normas de comportamento que dentro de uma sociedade, classe social ou grupo. Regras de etiqueta incluem todos os aspectos de interação social, incluindo a educação. Etiqueta não é apenas falar ”por favor” e “obrigado”. Uma função importante da boa etiqueta é o respeito para com os outros. Por exemplo, em muitos países não “furar”a fila é considerado uma norma de comportamento.

Há uma diferença também entre ética e etiqueta profissional. Ética Profissional e Etiqueta indicam como os profissionais devem interagir com os outros. Ela ajuda a desenvolver relações produtivas e profissionais. Profissionalismo e comportamento ético no local de trabalho beneficia a sua carreira e melhora o seu ambiente profissional.

A maneira como você se relaciona na empresa promove a sua carreira. Ser ético com seus colegas e superiores significa respeito e comunicação precisa e eficiente. É da responsabilidade de cada colaborador relatar a má conduta no trabalho. Políticas corporativas são implantadas para criar um ambiente seguro. Ao relatar violações nas políticas da empresa, você estará contribuindo para manter um elevado padrão de ética na sua organização.

homem sem ética

Na vida social também há uma diferença entre ética e etiqueta. Por exemplo, é considerado falta de etiqueta um aluno enviar  SMS através de seu celular para os amigos enquanto o professor está ensinando em uma sala de aula. E é absolutamente antiético alunos passarem “cola”para os seus colegas durante as provas.

om o objetivo de ajudar no seu desenvolvimento pessoal  e profissional, o Instituto Denize Tarabaika conta com um curso voltado para ética e etiqueta profissional. Clique aqui e agende seu horário agora mesmo.