ENEAGRAMA NA LIDERANÇA

ENEAGRAMA NA LIDERANÇA

O Eneagrama é um sistema de desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional que descreve nove padrões de personalidade. Esses padrões descrevem comportamentos que refletem diretamente no estilo de liderança. Com isso, é comum o líder impor à equipe as características da sua tipologia.

Além de mapear os comportamentos de cada tipo, o eneagrama indica as motivações que estão por trás deles, as crenças inconscientes que influem nas suas decisões e as as rotas de crescimento de cada pessoa.

O Eneagrama na liderança permite que as pessoas descubram seus gaps e seus dons de liderança em conexão com a organização. Permite ainda que os líderes notem as reais motivações de suas equipes e pares, promovendo ambientes mais saudáveis.

No Eneagrama existem três centros de inteligência: emocional, instintivo e mental. Existem, também três instintos: social, sexual e de preservação. Todas as pessoas têm como base uma dessas combinações que definirão a sua personalidade e a maneira de interagir no mundo.

 

Estudar o “mapa” do Eneagrama significa externar pontos fortes e refleti-los para o perfil profissional. Veja abaixo uma breve descrição de cada personalidade do Eneagrama na liderança:

 

Líder 1:  São perfeccionista e suas altas exigências atrapalham na delegação de tarefas, pois têm dificuldade em confiar no resultado do grupo.  Por outro lado, tendem a definir metas claras e inspirar os outros a alcançarem a mais alta qualidade em trabalhos e projetos.

 

Líder 2: São “bonzinhos” demais, e isso pode dificultar na hora de dar broncas. Em contrapartida, são motivadores, encorajadores e hábeis em identificar e trabalhar pontos fortes em seu time.

Líder 3: São pessoas altamente competitivas, focadas em metas e colocando os seus sentimentos e o das pessoas envolvidas de lado até que tenham alcançado seus objetivos. Como líder, é um ótimo comunicador, motivando a equipe com entusiasmo.

 

Eneagrama na Liderança

 

Líder 4:  São sensíveis e criativos. Tudo e todos têm que ter um sentido, uma finalidade específica e diferente. Os tipos 4 acreditam que há sempre algo a ser alcançado. Podem ser instáveis.

 

Líder 5: São racionais, analíticos. Prezam pelo planejamento, controle e lógica das coisas. Têm grande dificuldade de transmitir energia, motivação, mesmo que o sintam. Quando acreditam que sabem mais, tendem a falar mais do que ouvir, as vezes como arrogantes intelectuais.

 

Líder 6: Valorizam a lealdade e responsabilidade da equipe. É um líder apoiador, que visa um bom relacionamento interpessoal. O excesso de prevenção e análise de problemas podem deixá-los extremamente inseguros, ao ponto de ter pensamentos pessimistas, perdendo o foco e procrastinando tarefas.

 

Líder 7:  É um líder criativo e versátil, que resolver os problemas de forma não convencional. Possui uma facilidade em persuadir. Por outro lado, seu fluxo interminável por ideias pode confundir e desorientar os colaboradores. Como gostam de novidades, podem demorar em concluir tarefas que consideram “chatas”, e gerar na equipe falta de compromisso.

 

Líder 8:  São impulsivos e determinados, e gostam de trabalhar com pessoas quem possam confiar. Gostam de capacitar pessoas competentes e fortes. Cobram lealdade e tende a gerenciar uma organização com mão de ferro.

 

Líder 9: São ponderados, pacientes e mediadores. Criam um ambiente de trabalho estruturado de e harmonioso. Detestam conflito e por isso geralmente ter dificuldade em dizer não.

 

E você, se identificou com o qual padrão de eneagrama na liderança? Está tendo êxito na sua função ou acha que precisa melhorar? Comente aqui. É sempre bom ouvir a opinião do leitor.

Para saber mais sobre Eneagrama na Liderança e Coaching de Liderança ou Coaching de Eneagrama, acesse nosso site: www.institutodenizetarabaika.com.br   Envie-nos um e-para denize@institutodenizetarabaika.com.br ou ainda estamos disponíveis pelo whatsapp 41 99749-1978