Estimular a memória e manter o cérebro saudável

Estimular a memória e manter o cérebro saudável

Uma boa memória depende da saúde e vitalidade do seu cérebro. Se você precisa estudar para provas ou concursos, ou simplesmente preservar e reforçar a sua capacidade de memorização que vai perdendo com a idade, existem muitas coisas que você pode fazer para estimular a memória e o desempenho mental.

Aproveitar o poder do seu cérebro

O cérebro humano tem uma enorme capacidade de se adaptar e mudar, mesmo na idade avançada. Esta capacidade é conhecida como neuroplasticidade. Com a estimulação direita, seu cérebro forma novas vias neurais, altera as conexões existentes, adapta e reage em mudanças constantes.

A incrível capacidade do cérebro para estimular a memória e remodelar-se na aprendizagem é verdade. É possível aproveitar o poder natural de neuroplasticidade para aumentar suas capacidades cognitivas, melhorar a capacidade de aprender novas informações, e melhorar a sua memória.

idosa estimulando memória

Estratégias para estimular a memória que tem sido empregadas ao longo dos séculos, e variam de simples exercícios cognitivos e mudanças na alimentação, ou medicamentos.

A estimulação cerebral cria novos caminhos e conexões que podem ser usados como uma espécie de “conta poupança do cérebro, o que lhe permite recorrer a esta conta em uma data posterior. Estudos comprovam que muitas pessoas possuem um nível elevado de funcionamento do cérebro ao longo da vida quando estimulam as suas mentes.

Exercícios físicos são importantes para a saúde do seu corpo e do seu cérebro. De acordo com um estudo feito pelo Departamento de Ciência do Exercício da Universidade da Georgia, mesmo se exercitando apenas 20 minutos por dia, aumenta consideravelmente o processamento de informação e funções de memória. O exercício estimula a plasticidade do cérebro, aumentando o crescimento de novas conexões entre as células em áreas corticais do cérebro.

Especialistas recomendam aderir novas atividades do dia-a-dia para estimular a memória e o cérebro.

Por exemplo: fazer o caminho de casa por um trajeto diferente, escovar os dentes com a mão oposta. O cérebro funciona através de associações, por isso memorizamos mais facilmente a letra de uma canção do que tentar lembrar as mesmas palavras sem música.
Outro exercício bem legal para incitar o cérebro são palavras cruzadas e histórias em quadrinhos. Mas além desses dois tradicionais passa-tempos, para aguçar suas habilidades mentais e estimular a sua memória, você pode:

  • Aprender toca um instrumento musical.
  • Fazer cálculos sem calculadora, lápis ou computador.
  • Cozinhar.
  • Praticar outro idioma.
  • Fazer tricô, desenhar, pintar ou jogar quebra-cabeça.

idoso estimulandi a memória

Com o objetivo de ajudar na estimulação do cérebro de pessoas de todas as idades, o Instituto Denize Tarabaika conta com um tratamento para estimulação da memória. Clique aqui e agende seu horário agora mesmo.