Fases de uma entrevista de emprego

Fases de uma entrevista de emprego

O termo “entrevista” abrange desde uma conversa informal até uma série de testes e dinâmicas com vários dias de duração. Quanto mais o candidato sobe a “escada” corporativa, maiores as probabilidades de negociação para as próximas fases da entrevista.

Segue uma relação dessas possíveis fases de uma entrevista de emprego, e maneiras de passar por cada uma delas.

  • Entrevista informal: Uma empresa pode, por exemplo, publicar um anúncio de emprego, convidando os candidatos que preencherem o perfil da vaga, a telefonarem para fazer uma triagem antes de enviar o currículo.
  • Entrevista formal: Após enviar seu CV você recebeu o convite para uma entrevista, que geralmente é feita por uma única pessoa. Esta é a chance de vender o seu trabalho e fazer perguntas determinantes, ou seja, saber se é o local onde você deseja trabalhar.
  • Apresentação: dependendo do seu desempenho, poderá lhe ser solicitado uma apresentação pessoal. Fale das suas competências pessoais, mas foque nas suas habilidades profissionais, principalmente voltadas para o perfil da vaga em si.
  • Segunda entrevista: Poucos empregos são decididos em um único encontro. Aproveite essa oportunidade para perguntar sobre a empresa e seus objetivos, sobre pacotes financeiros, etc. Tire proveito dessa atmosfera relaxada para descobrir o que puder.
entrevista de emprego

Fases de uma entrevista de emprego

Primeira Impressão

Estudos comportamentais mostram que os entrevistadores costumam decidir-se rapidamente pelo candidato, e isso chega a ser um fator negativo. Mas o fato é que, a primeira impressão é a que fica.

Cuidados com a etiqueta pessoal são extremamente relevantes em todas as fases de uma entrevista de emprego.  Alguns princípios sobre o vestuário devem ser considerados:

Listras quando usadas na vertical dão a impressão de corpo mais esbelto; Cores fortes enfatizam dimensões; Roupas largas dão uma aparência vaga; Os sapatos devem estar em bom estado. Não é necessário dizer que o seu aspecto geral deve ser arrumado e limpo, seus cabelos, unhas e os dentes precisam de uma atenção especial.

Seja pontual. Nada causa pior impressão do que chegar atrasado a uma entrevista. Também não chega “em cima da hora”. Prepare-se com antecedência, verificando a localização.

Ah! Desligue o celular, e boa sorte!

Fonte: Como impressionar nas  entrevista de emprego – Lawson, K.

Temos dois tipos de consultorias que podem te ajudar a atingir seus objetivos:
Coaching para entrevista de emprego.
Curso de Oratória para entrevista de emprego.