Liderança de equipe. Você é líder ou chefe?

Liderança por líder ou por chefe? Qual é a sua?

Liderar uma equipe além de não ser tarefa simples, pode comprometer a carreira dos líderes inexperientes. Por isso muitos recorrem a cursos de liderança para se aprender a lidar com conflitos e alcançar metas.

O chefe precisa administrar muitas questões: saber cobrar sem muito autoritarismo, perceber quando sua equipe está motivada ou não e alinhar os colaboradores aos objetivos da empresa.

equipe contente

Liderança

Para ser um gestor é preciso ser líder. Gestores líderes percebem suas equipes como potencial e não como números. Lideres sabem resolver conflitos e buscar soluções por meio do diálogo, e sabem diagnosticar a natureza dos problemas. Para desenvolver uma boa liderança é preciso ter essa sensibilidade.

Saber falar com sua equipe é importante, mas saber ouvir é mais. O bom líder obtém o melhor de cada funcionário, dando autonomia para que cada um tenha a sua própria ideia e liberdade de expressão.

Você que é líder, se identifica com alguns desses papeis?
Autoritário ou exigente? Sua equipe é composta por membros ou subordinados? Você é incongruente ou coerente? Ouve a sua equipe? Você os rotula quando as metas não são atingidas? Usa o poder para se impor?

O que é Liderança

Liderança é saber conduzir pessoas, não é somente gerenciar. Agora reflita por alguns minutos: que papel você tem desempenhado com a sua equipe? Você está mostrando ao seu grupo qual direção seguir? Está criando um clima adequado para a produtividade e para a criatividade?

Com o objetivo de contribuir nesse processo do seu desenvolvimento, o Instituto Denize Tarabaika conta com um curso na área de Liderança que visam potencializar ou desenvolver as competências exigidas em profissionais que lideram equipes.

Neste site, você pode se inscrever para o curso de “Liderança e gestão de equipes” clique aqui, além de se informar com dicas e artigos em nosso blog.