Negociar, persuadir e influenciar

Negociar, persuadir e influenciar

Persuadir é a capacidade de convencer os outros a tomar decisões. Negociação é a capacidade de discutir e chegar a um acordo satisfatório. Na hora de negociar é necessário saber persuadir e influenciar. Essas habilidades são importantes em muitos áreas, especialmente no marketing, mas não são menos importantes no cotidiano das pessoas.

Muitas vezes por exemplo, precisaremos provar essas habilidades em entrevistas de emprego ou em processos seletivos de promoção de carreira.

Para conseguir persuadir é preciso concentrar-se nas necessidades do outro, argumentar com lógica, usar uma linguagem positiva.

Para negociar de forma eficaz é necessário estabelecer uma relação de confiança mútua e ser assertivo acima de tudo. Ouvir com atenção, esclarecer dúvidas, identificar áreas de interesse em comum são pontos importantes para uma boa negociação.

homens negociando

Negociar é o processo de aprender o suficiente sobre a outra pessoa, e envolve-la em um diálogo que a conscientize que precisa do seu produto ou serviço. Lembre-se, negociar nada mais é do que persuadir alguém a fazer o que você quer que eles façam.

Obstáculos à Negociação

Remover os obstáculos para a negociar é o primeiro passo em direção ao acordo. Em situações de conflitos, muitas vezes as partes não comprometem-se com o processo de negociação. Antes de negociar, as partes devem estar cientes das alternativas de soluções.

Em muitos casos, os conflitos amadurecem as negociações, quando ambos os lados percebem que não atingirão o objetivo por meio de uma luta de poder ou um impasse. Se as partes considerarem que a sua solução ideal não está disponível, terão um possível potencial acordo que beneficiará ambos os lados.

grupo em negociação

Com o objetivo de contribuir no processo de desenvolvimento dos seus negócios, o Instituto Denize Tarabaika conta com cursos na área de negociação.  Entre em contato.