O que faz você comer e sair de sua dieta?

O que faz você comer e sair de sua dieta?

Sempre há um pensamento que precede o ato de comer, ou seja, seus pensamentos influenciam o que você faz. Veja este exemplo: Digamos que você viu uma caixa de bombons aberta. Pegar um chocolate e comer não é um processo automático involuntário como os batimentos cardíacos. Se você pensar: “Eu quero mesmo esse bombom”, pegá-lo e comer, sem reagir a esse pensamento, você realmente o comerá.

Mas se ao pensar; “Eu quero mesmo esse bombom, mas não devo comê-lo porque não faz parte da minha dieta, porque será só um minuto de prazer e muitas calorias, porque devo evitar comer entre as refeições”, você não vai comer o chocolate.

Então agora pense: o que faz você comer e sair de sua dieta? Na maioria das vezes são seus pensamentos sabotadores, e é sobre eles que vamos falar agora.

Pensamentos sabotadores incentivam você a comer durante a dieta. Eles aparecem na de pensamentos de “permissão”, racionalizando o que você come. Começam muitas vezes como: “Sei que não posso comer isso, mas tudo bem por que…” e terminam com desculpas do tipo: “tive um dia difícil, mereço comer.”.

Os pensamentos sabotadores minam a sua autoconfiança, justamente quando você acabou de dar um deslize da sua dieta. Em vez de você dizer “tudo bem, foi dessa hoje, não vai se repetir”, você diz: “sou um fraco, não vale a pena fazer dieta”.

Pensamentos sabotadores aumentam seu nível de estresse. É importante diminuir a ansiedade e o estresse durante o período de dieta. Bloqueie pensamentos do tipo “tenho que fazer tudo perfeito”. A perfeição é inatingível. Comece pensando que você é humano, tem forças e fraquezas.

Mulher escolhendo alimentação saudável

O que faz você comer e sair de sua dieta?

Comer também começa com um estímulo: o que faz você comer e sair de sua dieta?

Os pensamentos sabotadores também surgem quando você recebe estímulos, que podem ser:

  • Ambientais: imagem ou cheiro de alimentos;
  • Mentais: pensar sobre comida ou ler uma receita, por exemplo;
  • Emocionais: buscar conforto às sensações relacionadas à frustração, raiva, ansiedade etc.
  • Sociais: ser incentivado a comer, ou comer em situações como, por exemplo, eventos sociais.

É importante identificar os estímulos que provocam os pensamentos sabotadores e que o levam a comer de maneira inadequada. Desta forma você conseguirá lidar mais facilmente com seus impulsos.

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