Obstáculos ao falar em público (e como se livrar deles)

Obstáculos ao falar em público (e como se livrar deles)

Sua voz falha, as mãos começam a tremer e suar, o conteúdo desaparece da cabeça. Estar diante do público para fazer uma apresentação pode ser bastante angustiante e só de pensar em passar por isso deixa muitas pessoas apavoradas.

Mas o que causa essa sensação de insegurança?

Uma pesquisa realizada pelo Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios) com mais de 16,4 mil pessoas, investigou os principais obstáculos ao falar em público. Veja os principais, e as dicas para superá-los:

1 Nervosismo

Segundo a pesquisa, para 34% das pessoas, é o nervosismo o principal inimigo de falar em público.

Dica: Ao falar para uma plateia lembre-se que você está “vendendo uma ideia”, não a você. Fale com convicção! Acredite no que está falando.

2 Timidez

A timidez foi o obstáculo citada por 33% dos participantes da pesquisa. A maioria das pessoas associa a timidez à inabilidade de falar em público. A pessoa pode ser tímida, mas sabe articular bem as ideias.  

Dica: Treine a comunicação. Não vincule a timidez com a incapacidade de se comunicar em público. Aproveite todas as oportunidades cotidianas de se expor com mais controle. Cursos de oratória e teatro são boas opções.

oratória em público

Obstáculos ao falar em público

3 Ansiedade

O medo do inesperado. Para 27% das pessoas, a ansiedade atrapalha tudo nas apresentações. Elas são as responsáveis pelos “brancos”, mãos trêmulas, por gaguejar… Na verdade todos esses sintomas estão relacionados à falta de experiência e técnica de falar em público.

Dica: Antes de iniciar a apresentação “quebre o gelo”. Converse com as pessoas, conte uma história… Você se familiarizará com seu público.

4 Falta de concentração

Para 6% dos entrevistados, outro obstáculo ao falar em público é a falta de concentração. Normalmente ele é causado pelo estado emocional, nervosismo e ansiedade. O despreparo (não dominar o conteúdo) também agrava a pouca atenção

Dica: Estude bem o tema da sua apresentação, ensaie muitas vezes. Cuide do seu estado físico também: Antes da apresentação, faça uma refeição leve e durma bem.   

(Texto original: Revista Exame.com)

Venha conhecer os tipos curso de Oratória do Instituto Denize Tarabaika em Curitiba, Porto União e União da Vitória e região. Sessões presenciais ou online para todo o Brasil.

http://www.institutodenizetarabaika.com.br

Contato: Fone: (41) 9749 1978  denizecoach@gmail.com