Orientação Vocacional e o Coaching

estudantes com material escolar na mão

A transição entre a adolescência e a fase adulta é complicada e cheia de dúvidas. Dentre elas, a escolha da profissão a seguir.

É muito comum as pessoas ficarem em dúvida entre engenharia, biologia e artes, por exemplo, que são carreiras de áreas completamente diferentes.

Quando isso acontece, procurar ajuda profissional é o mais indicado. Afinal, é uma decisão que influenciará em toda a vida.

Por que procurar um profissional?

Para escolher a melhor profissão a seguir é necessário se conhecer, e um profissional pode ajudar nesse processo através do coaching vocacional.

Entender as habilidades que possui, o que realmente quer para a vida, o que gosta de fazer, pelo que se interessa e até sobre o mercado de trabalho são pontos importantes para uma decisão bem tomada.

Alguns fatores devem ser levados em conta ao escolher uma profissão, como: conhecer a si mesmo e sua personalidade, suas capacidades, e ainda ter o conhecimento sobre o desenvolvimento da carreira a qual tem interesse.

O Coaching vocacional irá ajudar a descobrir os interesses e vocações, para que a escolha seja feita com mais clareza.

Com a metodologia usada no coaching vocacional, o jovem conseguirá responder a questões como: o que quer para o futuro? Em que tipo de ambiente quer trabalhar? Como se imagina daqui a 10 anos?

O coaching é igual a uma consultoria?

É válido ressaltar que não é uma consultoria, pois a pessoa não sairá com uma resposta pronta das sessões, e sim aprenderá a se conhecer e encontrar as respostas dentro de si mesmo.

As técnicas aplicadas durante o processo servirão não apenas para que ele decida o que quer ser e qual o curso universitário, mas também para o desenvolvimento da sua carreira e da sua vida, graças ao autoconhecimento obtido.

Você ficou interessado nessa ajuda profissional? Entre em contato conosco e marque uma sessão!