Técnicas de memorização que ajudam nos estudos

Técnicas de memorização que ajudam nos estudos

Na hora de estudar, a repetição para decorar o conteúdo não é o melhor método. “Decorar a matéria não funciona? Para algumas pessoas sim, mas não é a melhor estratégia, pois perde-se tempo e qualidade no aprendizado.

As técnicas de memorização que ajudam nos estudos são as que aceleram o raciocínio.

O erro mais comum dos estudantes é querer absorver o conteúdo numa só leitura. A leitura implica em uma releitura, que é o que faz o aluno fixar o aprendizado.

Técnicas de memorização que ajudam nos estudos utilizam de estratégias mnemônicas, fazendo com que aquele conteúdo permaneça na memória por mais tempo, seja por algumas semanas ou para o resto da vida.

garota lendro um livro na biblioteca

Concurseiros, sejam eles iniciantes ou não, enfrentam dificuldades estudando durante horas e horas e depois sem conseguirem gravar os conteúdos na mente, porque não é a quantidade estudada que fará com que eles passem em um concurso, mas sim a qualidade do seu estudo.

É melhor estudar 1 hora por dia com técnicas de memorização que ajudam nos estudos, do que estudar o dia inteiro sem absorver nada, é tempo jogado fora.

Como muitas pessoas possuem dificuldade para fixar o conteúdo na memória, explicarei alguns erros cometidos na maneira de estudar, que comprometem a concentração e a assimilação da matéria. Explicarei também algumas técnicas de memorização que ajudam nos estudos e na concentração.

Para receber e processar as informações e poder fixá-las na memória, é preciso primeiramente ter concentração.

1 – Preparo do ambiente de estudo:

Iluminação – Procure um lugar bem iluminado, de preferência com luz solar.
Silêncio – Procure um local isolado, livre de barulhos e ruídos. Caso não seja possível, coloque protetores auriculares nos ouvidos ou fones.
Limpeza e organização – Procure um local limpo e organizado, pois a bagunça e sujeira tiram a sua concentração sem que você se dê conta.
Local: Estude em uma mesa, jamais na cama ou no sofá! A postura ajuda e muito na concentração.

2 – Rotina:

Plano de estudos e local – Ter um plano de estudos é uma das melhores ferramentas para se disciplinar. Depois de escolher o seu plano, utilize sempre o mesmo local para estudar.

estudante aflita

3 – Prepare o cérebro:

Técnicas de memorização que ajudam nos estudos são eficazes quando você está a fim de estudar, se não, nada adianta. Por isso em primeiro lugar:
Desligue o celular – Distração e estudo não combinam. Desligue qualquer coisa que possa tirar a sua atenção.
Não negative seu cérebro – Muitas vezes o maior sabotador do seu cérebro é você mesmo. Seus pensamentos comandam os seus comportamentos. Procure pensar que vai aprender algo novo e útil, e que vai te possibilitar realizar alguns sonhos. Resumindo: pense em coisas boas, é a lei da atração.

4 – Prepare o seu corpo:

Exercícios físicos – A circulação sanguínea acelera até com uma boa caminhada. Exercícios físicos te darão menos sono, mais disposição e concentração na hora de estudar.
Alimentação – Alimentos naturais e ricos em fósforo são excelentes para a memória. Não estude com fome! Uma dica é tomar um polivitamínico todos os dias durante a manhã.
Sono – Dormir bem é fundamental. Escolha ambientes mais escuros, sem TV ou barulhos.

Seguindo essas técnicas de memorização que ajudam nos estudos, você conseguirá absorver mais fácil o conteúdo estudado.

Instituto Denize Tarabaika oferece curso de memorização para estudos e curso de como estudar para concursos. Inscreva-se agora! Seu sucesso é uma escolha.