Timidez na adolescência

Timidez na adolescência

A adolescência é uma fase que chega acompanhada de uma série de dúvidas e inseguranças. É um momento em que o jovem passa por um período de mudanças físicas e psicológicas que trazem questionamentos e autocríticas sobre sua imagem e suas ideias.

A timidez na adolescência é uma característica um tanto comum, mas pode acentuar o comportamento de retração social. Por esse motivo é importante que os pais fiquem atentos ao comportamento dos filhos e saibam como ajudá-los a lidar com esse traço de personalidade.

Deve-se tomar cuidado para que a timidez em excesso não prejudique o adolescente, comprometendo seu rendimento escolar ou levando-o ao isolamento social.

A timidez na adolescência não é uma doença, mas um padrão de conduta relacionado com o medo do julgamento alheio: com receio de ser criticado, o adolescente tímido prefere não se expor. Uma das formas para ajudar o jovem a superar a timidez é criar um canal de diálogo com ele e mostrar quais são suas qualidades. Vale também ensiná-los a lidar com as criticas de forma positiva.

crianças e adolescentes tímidos


Quando a timidez se torna um problema?

A timidez na adolescência precisa de uma atenção especial quando o jovem deixa de interagir com outras pessoas, tem dificuldade para fazer amizades ou evita a exposição social em níveis exagerados. Quando a timidez compromete a qualidade de vida da pessoa, pode ser considerada uma fobia social.  Nestes casos extremos a pessoa evita todo tipo de situação que envolve relacionar-se com outras pessoas, raramente saem de casa e chegam a passar mal quando são expostas a algo que temem.


Como ajudar seu filho a ser menos tímido?

Muitos adolescentes falam: “Para Fulano é fácil apresentar um trabalho na escola, ele é extrovertido”. No entanto o que eles não sabem é que muitos desses colegas foram crianças extremamente tímidas, mas que foram estimuladas a se expor. Os pais podem ajudar seus filhos a ganhar autoconfiança, dedicando tempo para conversar com os filhos, para ouvir suas ansiedades, seus medos e suas angústias. Veja como você pode ajudar seu filho a superar a timidez na adolescência:

  • Elogie seu filho: Ressalte seus valores e incentive-os a falar sobre os seus sentimentos. Dê valor às suas conquistas como, por exemplo, quando ele fizer uma apresentação na escola.

adolescente tímida preto e branco

  • Pratique as habilidades sociais: Oriente seu filho da importância de pedir e ouvir opiniões de outras pessoas.
  • Respeite: Não fale ao seu filho “Não seja tímido” ou “Você precisa ser mais popular”. Isso pode soar como criticas e mudar o comportamento do adolescente, fazendo com que ele esconda os verdadeiros sentimentos dos pais.


Onde posso obter ajuda?

Se o comportamento do seu filho adolescente o preocupa, especialmente se eles adotarem posturas fora do personagem é hora de agir. Além de prestar apoio emocional e amoroso, é indicado pedir ajuda a especialistas. Existem terapeutas especializados em tratar das dificuldades da adolescência.

Os trabalhos de Coaching para adolescentes costumam ser muito eficazes, pois as sessões são breves e bem direcionadas. Clique aqui para saber mais sobre Coaching para Adolescentes. Existem também cursos para tratamento da timidez.

Geralmente esses cursos são à base de exercícios cognitivos comportamentais, feitos de forma individual e que atende a necessidade especifica de cada pessoa.

Clique aqui para saber mais sobre o Tratamento para a Timidez.